sexta-feira, 9 de março de 2012

Dicas caseiras...para limpar a casa

Gosto muito deste tema,é como voltar as nossas raízes, sermos mais ecológicos, dar a nossa pequena contribuição, e ainda poupar uns trocos...

Roupa manchada: Numa panela de cozinha, ferva a água, o suficiente para cobrir a roupa lá dentro
Assim que ferver, colocar uma boa dose de açúcar, e deixe a ferver até que a mancha desapareça.
OBS: Este truque só se pode fazer para roupas que não encolhem, como o algodão. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.
Para limpar azulejos:
Mistura:
½ Chávena de chá de vinagre branco
¼ Chávena de chá de bicarbonato de sódio
½ Amónia em um litro de água
Misturar bem e passar nos azulejos
Deixe ficar 10 minutos e depois é só lavar normalmente com água e sabão

Limpar inox (maquinas /tampos/exaustores)Óleo Johnson….É só passar o óleo em papel, e passar direto…vai ver a diferença.
A minha máquina ficou assim:

Ou usar álcool ou vinagre branco, para tirar manchas de água
Detergente multiusos: Água, vinagre, amónia liquida (amoníaco), bicarbonato de sódio e bórax (acido bórico),este último, a venda nas farmácias.
1 Litro de água (cerca de 45ºc), coloque 1 cs de vinagre, 1 cs de amoníaco e cs de bicarbonato de sódio e 1 cs de bórax
Podem utilizar em qualquer limpeza em substituição de produtos multiusos.
Limpeza da máquina de lavar: como ela acumula a gordura do tecido. É preciso lavar de vez em quando.. Usem vinagre. Basta colocar um litro do líquido e deixar cumprir um ciclo de lavagem
Neutralizar odores: o vinagre tira cheiros indesejados de carpetes.Façam uma limpeza com um pouco de vinagre diluído em água. Também acaba com o cheiro de queimado na cozinha.

Clarear ou não deixar escurecer:
essa é para fazer com o limão. Quando colocarem alguma panela em banho-maria, cortem uma rodelinha da fruta e coloquem na água.Fervam com um pouco de água e rodelas de limão. A mesma receita pode fazer os acendedores das bocas do fogão ficarem mais claros.

Perfumar a casa: fizeram fritos e a cozinha está impregnada com este cheiro.
2 receitas básicas:  Uma é colocar canela em pó e deixá-la esquentar na frigideira. Ela soltará seu cheiro. Quem acha o perfume muito forte pode optar por fazer um chá de cravo e canela. O cheiro vai perfumar a cozinha.

Adeus, formigas: Após limpar o local onde estavam as formigas,coloque alguns cravos e elas nunca mais aparecem.

Traças, nunca mais:Façam saquinhos de gaze com as sementes da alfazema ou de lavada, que vocês encontram em qualquer loja de produtos naturais.
Atenção: são as sementes e não as flores. E coloque os saquinhos no fundo das gavetas.

Amaciador: segundo o Greeenpeace, as roupas podem ficar macias de dois jeitos. “Para amaciar roupas, adicione 1/2 copo de vinagre ,ou,então,  1/4 de copo de bicarbonato durante o enxague.”

Banheiros: essa dica também é do Greenpeace. “Para limpeza geral dos banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã.”

Janelas e vidros: "Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velho." A orientação também é do Greenpeace

1 comentário:

  1. Alô D. Alexandra,

    já experimentei a sua dica de limpar a máquina de inox com o óleo e resultou às mil maravilhas!

    Muito obrigado e venham daí mais dicas!

    Nuno

    ResponderEliminar